Na manhã desta segunda-feira (2), o Joinville Esporte Clube deu a largada para a semana de estreia na Copa Santa Catarina 2024. Os principais nomes do comando do JEC concederam entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Arena Joinville. O Tricolor estreia na competição no próximo domingo (8), às 16 horas, em casa.
Com elenco e comissão técnica remontados depois do Catarinense, o clube volta a disputar uma partida oficial quase seis meses depois da eliminação diante do Avaí nas quartas de final do estadual. A ausência de calendário no período foi apontada pelo presidente do clube, Darthanhan de Oliveira, como um fator negativo.
– Eu tenho falado para as pessoas que me perguntam: “como está o Joinville?”. Obviamente, numa situação muito difícil. Não seria diferente, né? Um time seis meses sem jogar, se você falar que está numa situação maravilhosa, alguma coisa tem de errado – ressaltou.
Durante o período sem entrar em campo, o JEC aproveitou para se organizar fora das quatro linhas e contratar profissionais conhecidos no mercado do futebol brasileiro. Responsável por gerir o clube, Felipe Ximenes assumiu o papel de CEO. Já no comando técnico, Ney Franco, treinador com passagens por grandes clubes brasileiros, terá a responsabilidade de organizar o elenco reestruturado dentro de campo.
Apesar do pouco tempo, Ney sabe que a Arena Joinville, casa do Tricolor, terá na disputa. Durante a Copa SC, o JEC mandará quatro jogos no estádio e, como visitante, entra em campo contra o Nação.
– Jogos em casa a gente tem que saber valer isso. A princípio parece ser positivo, mas a gente tem que no primeiro jogo mostrar que é uma equipe que vai saber usar a Arena – comentou o treinador.
Expectativa para a Copa SC
Recém-contratado, um dos últimos nomes a ser anunciado pelo clube, o experiente lateral-esquerdo Ernandes, de 36 anos, sabe a importância que a Copa SC tem para o estado. O campeão, por exemplo, garante presença na Copa do Brasil de 2025, além de reforçar o caixa. Ele o atacante Lucão foram apresentados oficialmente pelo clube durante a coletiva.
– O intuito do clube é ganhar uma vaga no próximo ano para a Copa do Brasil, que preenche mais o calendário do clube. É tudo um desafio. É um desafio a gente estar participando dessa competição (Copa Santa Catarina), que tem muito o seu valor, que agrega bastante para o clube na montagem do elenco, desse projeto da Jornada que foi implantado aqui e tenho certeza que, se todos abraçarem essa causa, vamos conseguir fazer uma bela competição – frisou o defensor.
Além de Ernandes, o JEC terá 15 novos nomes incorporados ao time de Ney Franco. A grande maioria com menos de 30 anos. Neste perfil, um novo atacante ainda deve ser integrado ao elenco. Segundo reportagem de Drika Evarini no portal ND+, o Tricolor acertou com o atacante João Felipe, de 25 anos, que estava disputando a Série C pelo Sampaio Corrêa (MA). Em 26 jogos, ele marcou sete gols com camisa do Bolívia Querida.
Confira o elenco Tricolor para a Copa SC
Goleiros – Pedro Henrique, Rodrigo Bazílio e Breno Sossai
Laterais – Direitos: Rhuan Rodrigues e Lucas Sena / Esquerdos: Danilo Matielo e Ernandes
Zagueiros – Vitão, Neto, Nuno Boing, Mina, Carlos Alexandre e Zé Gabriel
Volantes – Alysson, Yalle, Erick Crispim, Breno Santos, Gabriel Chagas e Silas
Meias – Marco Antônio, Lucas de Sá e Júlio César
Atacantes – Porto, Kennedy, Andriw, Bruninho, Matheus Pichú, Lucão, Yuri e João Felipe
Os ingressos para estreia do Joinville na Copa Santa Catarina estão disponíveis para venda no Departamento de Sócios do Clube, anexo ao estádio, ou no site minhaentrada.com.br.
Da redação.