Connect with us

Copa SC

Resumão do EJ: Como estão os oito clubes que disputam a Copa SC

Foto: FCF/Divulgação

Neste final de semana iniciam as disputas da Copa Santa Catarina. Com oito equipes, a primeira partida da competição será disputada neste sábado (7) entre Hercílio Luz e Barra, às 15 horas, no estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão. No domingo (8), o Joinville entra em campo contra o Concórdia, às 16 horas, na Arena Joinville. Outros dois jogos completam a rodada, um ainda no domingo e outro na terça-feira (10).

O campeão, além de ter o direito a disputar a Recopa Catarinense de 2025 contra o campeão estadual, tem vaga garantida na Copa do Brasil do próximo ano, importante competição nacional que dá aos clubes retorno financeiro ao avançar em cada uma das fases. Ao lado do Joinville, Barra, Chapecoense, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Marcílio Dias e Nação encaram a competição em turno único e com os quatro melhores avançando para as semifinais.

A preparação das equipes

Barra

O Barra FC ficou na 10ª colocação da última Copa SC. Neste ano, a equipe teve destaque no estadual, quando foi semifinalista da competição. No segundo semestre, o Pescador estreou no Campeonato Brasileiro da Série D e foi eliminado na primeira fase.

O elenco da equipe de Balneário Camboriú na Copa SC será em sua grande parte formado por jogadores da categoria Sub-20. Alguns jogadores remanescentes da Série D também estarão no time. A equipe Sub-20 chega a competição embalada com o bom resultado do Catarinense Sub-20 A. Com uma campanha expressiva, o pescador foi finalista da competição e foi derrotado pelo Criciúma na decisão do campeonato.

O treinador da equipe na Copa SC será Renan Brito. O profissional fez carreira como goleiro, onde teve destaque no Internacional (RS) e Goiás (GO). Na sua nova etapa na carreira, Renan passou pelas categorias Sub-17, Sub-20 e também foi auxiliar técnico do Barra FC.

Chapecoense

Na atual temporada, a Chapecoense ficou na nona colocação do Catarinense. Além dessa competição, o clube segue na disputa da Série B do Brasileiro. O verdão está na 19ª colocação do nacional.

O elenco alviverde contará com atletas da equipe sub-20; jogadores que vem tendo menor minutagem na equipe principal e atletas que foram contratados para a disputa da competição. Chegaram a Chapecó para a disputa da Copa SC, jogadores como o meio-campista Dener, que já defendeu o Cascavel (PR) em 2024; o atacante Felipe Rangel, que estava no União Frederiquense (RS); e o zagueiro Tetê que neste ano já atuou no Concórdia e Camboriú.

A Chapecoense será comandada pelo treinador Celso Rodrigues, que é auxiliar técnico permanente do clube. O profissional trabalha no Verdão desde 2023, mas já fez parte do quadro de funcionários da equipe no período entre os anos de 2007 e 2016. O treinador já dirigiu o Concórdia, Camboriú e Operário (MS) em sua carreira.

Concórdia

Nesta temporada, a equipe do Oeste de Santa Catarina ficou na 10ª colocação do estadual e assegurou a manutenção na Série A. O clube também esteve na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, onde foi eliminado na primeira fase.

Após a disputa da Série D nacional, o Concórdia trouxe novos nomes para a Copa SC. Chegaram ao Galo do Oeste jogadores como o volante Kenzo, que teve passagens pelo Avaí e Internacional (RS); o atacante Thiaguinho, que atuou no Bahia (BA) e esteve no futebol ucraniano em 2024; e o lateral Marco Cechin; que esteve nesta temporada no União Frederiquense (RS) e já atuou no Leixões, de Portugal.

O Concórdia trouxe um novo treinador para a disputa da Copa SC. O clube será comandado pelo profissional Jailson Zatta. O técnico teve passagens no futebol paulista como auxiliar técnico e foi treinador principal do União Frederiquense (RS)

Figueirense

Em 2024, a equipe do Figueirense tentará elevar o seu rendimento na Copa SC em busca de uma vaga na Copa do Brasil de 2025. A equipe alvinegra foi a sexta colocada da última edição do campeonato. Já no Catarinense, o time avançou até as quartas de final.

A equipe da capital manterá a mesma base do elenco que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro na Copa SC. Na competição nacional, o Figueirense lutou até a última rodada mas não conseguiu avançar para a segunda fase da competição. A equipe encerrou a participação na Série C com a 11ª colocação do campeonato.

Para a Copa SC o Figueirense terá uma mudança em sua comissão técnica. O treinador João Burse deixou a equipe e o profissional Rodrigo Carpegiani assumiu interinamente o comando do time. O técnico já estava no clube, onde era treinador da equipe Sub-20 do alvinegro, e teve passagens como auxiliar técnico de clubes como Vitória (BA), Coritiba (PR), Flamengo (RJ) e Novo Hamburgo (RS).

Hercílio Luz

Na última edição da Copa SC, o Hercílio Luz ficou na terceira colocação, sendo eliminado na semifinal pelo Marcílio Dias nos pênaltis. Em 2024, o clube de Tubarão já participou do Catarinense, terminando na oitava colocação, e da Série D do Brasileiro, onde a equipe foi eliminada na primeira fase.

O clube vai apostar na manutenção do elenco da Série D para a disputa da Copa SC. Mas além dos remanescentes do campeonato nacional, chegaram novos reforços ao estádio Aníbal Torres Costa. A equipe do Sul de Santa Catarina trouxe atletas como o atacante Matheus Henrique, que esteve no futebol da Líbia nas últimas temporadas. O lateral Lucas Lopes, que chega do Sampaio Corrêa (MA); o zagueiro Bruno Gabriel, ex-Ferroviário (CE); e o atacante Vitinho, que teve o Tombense (MG) como último clube.

O Hercílio Luz seguirá com Eduardo Souza como técnico na Copa SC. O profissional levou o Barra FC até a semifinal do Catarinense neste ano e, em seguida, assumiu o comando do Hercílio Luz. O profissional conta com passagens por Londrina (PR), Atlético (GO) e Aparecidense (GO) em seu currículo.

Joinville

Na edição de 2023, o Joinville terminou a Copa SC na quinta colocação e brigou até a última rodada para avançar à fase eliminatória. Neste ano, a equipe chega ao campeonato com o fôlego renovado. A boa campanha no Catarinense deu ao clube a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A Copa SC marcará o início de um período de 18 meses com calendário cheio ao JEC.

O Joinville anunciou novas peças para a disputa da competição. Chegaram ao clube nomes como o volante Silas, que atuou no Tombense (MG) e Novo Hamburgo (RS) nesta temporada, além disso foi vice-artilheiro da última Copa SC pelo Concórdia; o meio-campista Júlio César, que vem de empréstimo junto ao Atlético (MG), e passou por Volta Redonda (RJ) e Santo André (SP) nesta temporada; e o atacante Bruninho, que já defendeu o Avenida (RS) em 2024.

Esses e outros jogadores serão comandados pelo experiente Ney Franco. Além de treinar a Seleção Brasileira Sub-20, o treinador já atuou em clubes como Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro.

Marcílio Dias

Em 2023, o Marcílio Dias foi resiliente para buscar o título da última Copa SC. A equipe saiu atrás nos dois confrontos eliminatórios em casa e conseguiu reverter as desvantagens fora de casa. O título do campeonato foi conquistado diante do Concórdia, após avançar contra o Hercílio Luz na semifinal. A boa campanha se repetiu no estadual deste, onde o time garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2025.

O elenco para a Copa SC contará com o importante retorno de jogadores como o meio-campista Juninho Tardelli, o volante Felipe Manoel e o zagueiro Luan. Chegaram para somar ao plantel marcilista atletas como o atacante Geovany Soares, que defendeu o Atlético Tubarão em 2024; o meia Danilo Nazaré, que esteve no Ferroviário (SP); e o atacante Lucas Batatinha, que atuou no Paraná Clube (PR).

O Marcílio Dias terá no seu comando técnico Márcio Coelho. O treinador esteve no Guarani nas últimas duas edições do Catarinense Série B e chegou na semifinal da competição em 2023. Além disso, o profissional teve passagem pelo Paraná (PR) em 2020.

Nação

O Nação terminou a edição de 2023 da Copa SC na nona colocação. No último ano, a equipe também levantou o título do Campeonato Catarinense da Série B. No entanto, o Nação não conseguiu um bom rendimento na Série A de 2024 e jogará a Série B em 2025.

O auriazul terá retornos importantes para a Copa SC. Estão de volta ao clube atletas como Paulo Fales, eleito melhor zagueiro do Catarinense Série B pelo Santa Catarina, e o atacante Danielzinho, artilheiro e craque da Série B pelo Caravaggio. Outros nomes também chegaram para somar ao elenco do Nação, como o goleiro Dejair, que atuou em clubes como Manauara (AM) e Bahia (BA); e os volantes Pedrinho, ex-Santa Catarina, e Henik, ex-Caravaggio.

A equipe também será treinada por um profissional que foi campeão pelo Caravaggio. A equipe auriazul terá Luiz Carlos Cruz no comando técnico. O treinador também teve passagens em vários times, como Fortaleza (CE), Ceará (CE) e Palmeiras (SP).

Confira os jogos da 1ª rodada:

Sábado (7) – 15 horas – Hercílio Luz x Barra, no Aníbal Torres Costa
Domingo (8) – 15 horas – Marcílio Dias x Nação, no Dr. Hercílio Luz
Domingo (8) – 16 horas – Joinville x Concórdia, na Arena Joinville
Terça-feira (10) – 21h30 – Figueirense x Chapecoense, no Orlando Scarpelli

Da redação.

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Copa SC