As notícias sobre a transferência do técnico do JEC/Krona Futsal, Cassiano Klein, para o Benfica (Portugal) esquentaram na última semana. Nos sites portugueses, a chegada do comandante Tricolor para assumir a prancheta da equipe lisboeta. Segundo o portal Zona Técnica, “Cassiano Klein, treinador brasileiro de 41 anos, será o próximo treinador do Benfica”.
O nome de Cassiano surgiu após a tentativa frustrada do clube português de contar com Antonio Vadillo, treinador bicampeão europeu pelo Palma Futsal. Segundo outro portal, o ZeroZero, “desconhecido para quem segue menos atentamente o fenómeno do futsal mundial, o técnico brasileiro do Joinville é, atualmente, o detentor do prémio de melhor treinador do mundo, relativo ao ano civil de 2022. Venceu, nesse ano, a Libertadores com o Cascavel e está, agora, no Joinville, onde treina… Robinho”. Robinho, ex-jogador do clube português, estreou recentemente com a camisa do Tricolor.
No entanto, outros entraves estariam no caminho do acordo entre Benfica e Klein. Uma divergência entre UEFA e CONMEBOL seria o principal deles. Um outro portal de torcedores das Águias, como é chamado o clube português, afirmou que o curso de treinador do brasileiro não teria validade na Europa.
– A única coisa que neste momento impede o treinador de vir já para Lisboa, é a questão do curso de treinador. O curso da CONMEBOL não é aceite pela UEFA e o da UEFA não é aceite pela CONMEBOL, algo que é bastante bizarro e difícil de acreditar – escreveu o perfil Coluna Vermelha no X, antigo Twitter.
Outra questão que segue pendente para o provável acerto é o pagamento da multa recisória junto ao Joinville. Nesta quarta-feira (31), em entrevista ao 89 Esportes, na Rádio 89 FM, o dirigente do JEC/Krona, Vitor Kortmann, confirmou o interesse do Benfica no treinador, mas revelou não ter recebido proposta oficial. Porém, a tendência, segundo informações de bastidores é que Cassiano desembarque em solo Europeu no início de Setembro.
Sob o comando de Klein, o JEC/Krona conquistou a Recopa SC 2023, o Catarinense Série Ouro 2023 e a Supercopa de Futsal, além do vice-campeonato da Libertadores e da Liga Nacional do ano passado. Em 2024, o Tricolor ficou com mais um título da Recopa SC, está na quinta colocação na Liga Nacional e ainda segue na disputa do Catarinense Série Ouro. Em agosto, o JEC tem pela frente a Taça Brasil, entre os dias 11 e 17, na cidade de Sorriso (MT).
Por Jota Amaral