A derrota por 3 a 1 para a Chapecoense deixou a vida do Nação Araquari mais difícil no Campeonato Catarinense. As duas equipes se enfrentaram na noite desta segunda-feira (19) na Arena Joinville, fechando a nona rodada da competição. O resultado mantém o Auriazul na lanterna faltando duas rodadas para o fim da primeira fase.
A partida
Com um futebol intenso e pressionando a saída de bola, a equipe comandada pelo técnico Umberto Louzer não tomou conhecimento do Nação na etapa inicial e foi para cima logo nos primeiros minutos. A intensidade surtiu efeito e, aos 9 minutos, Doma aproveitou cobrança de escanteio e fez o primeiro de cabeça.
O Leão do Norte seguiu com dificuldades e sucumbia a forte marcação no meio-campo, sem encontrar espaços para atacar. Por outro lado, a Chapecoense aproveitava os erros e partia para o ataque. Ainda aos 13 minutos, após bela trama pela esquerda, a bola chegou em Marcinho, que avançou tranquilo, invadiu a área e mandou no ângulo, sem chances para Omar, abrindo 2 a 0 no marcador.
A Chape seguiu dominando a posse de bola e levou a vantagem para o segundo tempo. Depois do intervalo, o Nação mudou a postura em campo, aproveitando o recuou do adversário, o Auriazul tentava dominar as ações ofensivas e chegou a criar boas oportunidades. Mas quem ampliou foi a Chapecoense. Em jogada de contra-ataque iniciada por Osman, a bola chegou em Carvalheira que, de primeira, deixou Marcinho livre para bater no canto e fazer o terceiro da equipe do oeste no jogo.
O zagueiro Fales cabeçeou para fora, após cobrança de escanteio. Brendon, arriscou de longe, mas a bola foi direto para fora. Até que aos 35, aproveitando a bola parada, Luza foi para a cobrança de falta e mandou um belo chute, sem defesa para Gasparotto, fechando o placar em 3 a 1 para o Verdão do Oeste.
Próximo compromisso
Com a derrota, o Nação segue na laterna com quatro pontos conquistados em nove partidas. No próximo sábado (24), o Leão do Norte enfrenta o Marcílio Dias fora de casa, precisando da vitória para lutar pela permanência na elite do futebol catarinense. A partida acontece às 19h30, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.
Texto: Jota Amaral