Na passagem do seis vezes campeão mundial Sandro Dias por Joinville no Unalome Skate Park último mês de 2023, sorte para uma das revelações do skate joinvilense. Além de andar de skate e contar um pouco da sua trajetória, Mineirinho, como Sandro é conhecido, sorteou uma vaga para o Sandro Dias Camp, um acampamento de férias localizado em Vargem, interior de São Paulo, onde o skate é o elemento principal, um sonho para todos os skatistas. O felizardo: Pedro Gael.
– Nem acreditei quando ganhei, meus pais se emocionaram, na real meu pai até passou mal, e eu fiquei muito, muito feliz, sempre quis ir, mas tem a distância e o investimento, fui sorteado, é um lugar onde tem Half Pipe, Bowl, área de Street, um paraíso pra quem anda de skate, um lugar onde os melhores skatistas do Brasil e do mundo vão para evoluir, e eu vou ter esse privilégio – comemorou Pedro Gael.
O jovem skatista joinvilense finalizou o último ano com excelentes resultados e vai começar 2024 com o pé direito, participando dos cinco dias do Camp, entre 14 e 19 de janeiro. Além da diversão, Gael terá a oportunidade de evoluir com hexacampeão mundial, fará treinos em São Paulo e comça a se preparar bem para a nova categoria. Neste ano ele sobe para amador (+16 anos), onde competirá com skatistas que estão a um passo da profissionalização.
– 2024 será um ano de aprendizado, subir ainda mais as manobras, giros, colocar os flips na base, um ano importante, a régua que já era alta, sobe ainda mais, então é trabalhar para evoluir – ressaltou Pedro.
Aos 14 anos, Pedro vem trabalhando com Macau Borges, coach do campeão brasileiro Amador de Skate Park 2022, com foco voltado para o desenvolvimento das habilidades dos skatistas, pensando no futuro na modalidade. O joinvilense ainda faz aulas com Marcelo Kosake que é responsável pela evolução de alguns skatistas brasileiros campeões mundiais.
A expectativa é que o skate de Joinville siga, a cada ano, se destacando mais no cenário nacional. Décimo colocado no Brasileiro do ano passado na sua categoria, Pedro surge como inspiração para uma nova geração que tem o skate como lifestyle, se diverte e também encara o skate como esporte.
Texto: Jota Amaral