Joinville tem um patinador na Seleção Brasileira de Hockey Inline que iniciou as disputas do Encontro Sul-Americano da modalidade nesta quarta-feira (15), na cidade de Amparo (SP). Aos 37 anos, Fabio Tadaieski terá a primeira oportunidade da sua carreira com a equipe nacional.
A convocação veio após a realização de um tryout (teste). Um sonho antigo de Fabio que, em 2003, havia tentado entrar para a equipe brasileira mas não conseguiu. Agora, 20 anos depois, ele vestirá o uniforme do Brasil.
– Prestei teste pra seleção principal em 2003 mas era muito jovem na categoria e hoje, 20 anos depois e ativo, por consequência da idade consegui passar no teste e entrar na seleção master – conta Fabio.
Na sua primeira competição com a seleção, Fabio terá pela frente as equipes do Chile, Argentina, Equador e Estados Unidos, que pela primeira vez disputará uma competição na América Latina. Serão cinco dias de jogos sem pausa para as equipes nas categorias Sub-16, adulto e master.
Ápice da carreira
Vivendo apenas do esporte, Fabio pratica diversas modalidades de patinação inline como street (manobras), speed (velocidade), jump (salto), urbam (ruas) e a principal que é o hockey inline. No horário comercial ele atua com design e representação comercial focados no mundo da patinação. Mas a relação dele com a modalidade não para por aí.
– Fora do horário comercial atuo há dois anos como instrutor de patinação em uma escola particular, tenho certificação internacional para ministrar aulas e vasta experiência em diversas modalidades (da patinação) – comenta.
No ápice da sua carreira como patinador, ele tem no Sul-Americano um primeiro objetivo. Porém, a meta é seguir vestindo o uniforme da seleção e disputar o mundial da modalidade na Espanha em 2024. Segundo ele, se o corpo aguentar ele seguirá na busca pelo melhor desempenho, caso contrário será o momento de pendurar os patins.
– Vestir a camisa da seleção é um sonho e ao mesmo tempo uma possível aposentadoria posteriormente aos feitos, mesmo acreditando que mais porta irão se abrir, se o corpo aguentar estaremos lá – diz.
Atualmente, Fabio treina e jogo com o Joinville Blacksmiths Hockey (equipe de Hockey Inline da cidade) e também na equipe BlackAlien, que reúne atletas de Joinville e Jaraguá do Sul. Nas outras modalidades de patinação, Fabio chegou a representar a Federação Catarinense no speed e tem atuações em competições em SC e PR no street.
Texto: Jota Amaral