Na sua estreia na etapa mundial da Copa Mundo do Futsal, a jovem equipe do JEC/Krona venceu o Olímpia, do Paraguai, por 5 a 1, com gols de Anjinho, Natan, Igor Costa, Vini e Gustavinho. A partida foi válida pelo Grupo B da competição que conta ainda com Hokoah, da Austrália, o Atlas Futsal, da Colômbia, e Pinocho Futsal, da Argentina.
Com oportunidades criadas por ambos os lados, os dois goleiros tiveram que trabalhar muito nas duas etapas. O Joinville abriu o placar logo no começo do primeiro tempo com Anjinho, que soltou uma pancada de canhota após jogada de Vini. O Olímpia conseguiu equilibrar as ações, mas parava no goleiro Pato. Antes de fechar a primeira etapa, Natan recebeu dentro da área de costas para o gol, dominou e soltou de calcanhar para fazer o segundo do .
O segundo tempo começou ainda mais disputado e com as duas equipes fazendo muitas faltas. O time paraguaio buscava o seu primeiro gol até que com oito minutos, em um chute de Torrales, a bola tocou em Igor Costa, que retornava para a equipe após recuperar de lesão, e acabou dentro da meta Tricolor. Faltando quatro para o fim, Igor Costa apareceu, mas desta vez para fazer o terceiro do JEC. Após saída rápida do goleiro Pato, Guilherme recebeu pela ala direita, soltou de primeira para o ala/pivô do Joinville que dominou e colocou no cantinho do gol defendido Ramirez.
O terceiro gol deu mais tranquilidade para o JEC que marcou o quarto com Vini. O pivô recebeu pela ala esquerda e, na cavadinha, marcou um golaço na Arena Albertina Salmon. O Tricolor ainda teve tempo para fazer o quinto com Gustavinho. Faltando dez segundos para o fim, o camisa 20 recebeu passe de Natan e só empurrou para o fundo do gol vazio.
Apesar da vitória, o treinador Herick Pereira não ficou feliz com a atuação da equipe durante a estreia. O comandante cobrou mais protagonismo dos atletas, que segundo ele, jogaram abaixo da expectativa. Eleito melhor jogador em quadra, Igor Costa falou sobre a atuação do JEC e acredita que o time vai evoluir muito na competição.
– A gente não entrou como gostaria dentro da partida, creio que pelo nervosismo da estreia. Os meninos acabaram errando em alguns movimentos, que a gente vai entrar ali no vestiário e vai acertar, como o professor falou. O nosso intuito é fazer uma boa competição, se sagrar campeão, mas para isso temos que pensar em amanhã, no próximo adversário. A gente tem que estar bem preparado – comentou o jogador.
O Joinville faz o segundo jogo da primeira fase nesta quarta-feira, às 18 horas, contra Hokoah da Austrália. Ainda hoje acontecem outros seis jogos: às 12 horas, Hakoah (AUS) encara o Atlas (COL); às 14 horas, Alma (JAP) enfrenta o Torpedo (RUS); às 16 horas, é a vez do Toronto (CAN) contra o Magnus (BRA); às 18 horas, jogam Pacífico (ARG) e Criciúma (BRA); e às 20 horas, o Rio Branco (BRA) duela contra o Barcelona (ESP). Todas as partidas tem transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Mundo do Futsal.
Texto: Jota Amaral