Está desenhada a Segundona, segunda divisão de amadores de Joinville, para 2023. Em Congresso Técnico realizado na noite desta segunda-feira (27), na Liga Joinvilense de Futebol, representantes dos clubes discutiram e definiram o regulamento da competição junto com a entidade.
A principal novidade é a mudança no formato de disputa. O campeonato passa a ser realizado no mesmo modelo da Primeirona, principal divisão de futebol amador do município. Os 10 times confirmados no torneio se enfrentam em turno único, com os oitos melhores avançando para a fase de grupos e os dois últimos sendo rebaixados.
Na segunda fase, as equipes são distribuídas em duas chaves, com duelos em turno e retorno. Os dois primeiros clubes de cada lado seguem para a semifinal, mantida em duas partidas, assim como a decisão.
A competição antes era disputada em turno e returno na primeira fase, com formação direto de semifinal. Desta forma, com a alteração, o campeonato passa a ter três datas a menos até a definição do campeão, baixando de 22 fins de semana para 19.
Outra mudança no regulamento é o fim da prorrogação. Agora, na semifinal e final, em caso de empate no saldo de gols, a decisão vai para os pênaltis.
Com previsão de início para o fim de semana dos dias 3 e 4 de junho, a Segundona deste ano será disputada por Adhemar Garcia, Atlético Pirabeiraba, Aviação, Estrela da Praia, Estrela do Sul, Itinga, Panagua, Sercos, União do Oeste e União Timbé. Os finalistas garantem acesso à Primeirona de 2024.
– SEGUNDONA 2023 | 1ª Rodada
03 ou 04/6 – Adhemar Garcia x Aviação
03 ou 04/6 – União do Oeste x Itinga
03 ou 04/6 – União Timbé x Panagua
03 ou 04/6 – Sercos x Estrela da Praia
03 ou 04/6 – Atlético Pirabeiraba x Estrela do Sul
Texto: Thiago Borges