De volta às principais competições de rugby em Santa Catarina, o Joinville Rugby Clube (JRC) formalizou, na última semana, a sua filiação à Federação Catarinense de Rugby (Fecaru). O ingresso na principal enteidade da modalidade no estado garantiu a participação clube no Campeonato Catarinense XV masculino 2023, que iniciará em 15 de abril.
A equipe joinvilense passa por um processo de reestruturação desde 2022. Atualmente, uma diretoria interina faz a gestão do JRC, que treina semanalmente Complexo Esportivo Schulze e no ginásio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com cerca de 30 jogadores oriundos do norte catarinense e da região metropolitana de Curitiba.
– É uma reorganização que ainda sofre consequências da pandemia. Foi um longo período de inatividade. Retornamos em 2022 e estamos captando atletas, preparando-os semana após semana. Jogar uma competição importante visa acelerar esse processo e reafirmar vínculos dentro do clube – explica Beto Bett, coordenador técnico do clube.
O JRC segue em fase de preparação para o estadual e sabe que terá grandes desafios pela frente. Seus adversários no Campeonato Catarinense de Rugby XV masculino, Joaca e Desterro, ambas de Florianópolis, estão classificadas para competições nacionais. As equipes figuram no “Super 12”, primeira divisão nacional. O São João Batista, outro adversário da equipe joinvilense, disputa a segunda divisão.
Organizada pela Fecaru, o catarinense terá seis datas, acontecendo nas três cidades de seus participantes. Um quadrangular, todos contra todos, define as disputas de título e de terceiro lugar, previamente agendadas para 19 de agosto. O Joinville estreia no dia 15 de abril, em São João Batista, ainda sem horário divulgado. A competição estadual dá acesso às divisões nacionais.
Texto: Jota Amaral
*Com informações do Joinville Rugby Clube