Coelinho na Páscoa? Que nada! Para a família Trancoso o ‘mar estava pra peixe’. Em alta no ano, os irmãos Henrique e Beatriz, de Joinville, foram até São Bernardo do Campo-SP, no último fim de semana, e brilharam em competições de natação em águas abertas, realizadas na Represa Billings.
Disputando a quarta etapa da Copa Brasil de Águas Abertas, Beatriz Trancoso venceu duas provas e se destacou no geral. A nadadora de 12 anos sagrou-se campeã no 1,5km e 2,5km da categoria Infantil 1. Além disso, com o tempo de 22 minutos e 13 segundos nos 2.500 metros, faturou o título geral da prova, superando nove atletas de várias idades, inclusive no geral masculino.
Já Henrique, de apenas cinco anos, venceu a prova de 250 metros do Troféu Ana Marcela Cunha e se tornou o mais novo nadador da história a ser campeão em uma competição nacional de águas abertas. Ele disputou a prova na categoria mini-mirim, uma acima da sua idade, e concluiu o percurso em oito minutos.
Tanto o Troféu Ana Marcela Cunha quanto a Copa Brasil de Águas Abertas são organizados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A etapa de São Bernardo do Campo foi realizada na Represa Billings, um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo.
E agora?
Líder no Circuito Catarinense, Beatriz retorna ao mar no próximo dia 23 de abril, para a disputa da última etapa do campeonato, que é a Travessia Ponta das Andorinhas, em Palhoça.
Sem folga, no dia seguinte, ela, desta vez acompanhada do irmão Henrique, disputa a Maratona de Porto Belo do Circuito Summit, onde também lidera a sua categoria.
Texto: Thiago Borges