A Primeirona tem um campeão inédito. De virada, o Chico Mendes venceu o Pirabeiraba por 2 a 1, no último sábado, na Arena, e conquistou pela primeira vez o título da principal competição de futebol amador de Joinville.
O feito teve tons dramáticos. Por ter pior campanha, o ACM/Estacaville precisa vencer para sagrar-se campeão e viu o Pira ampliar a vantagem que já tinha do empate com Cupim, marcando aos 13 minutos do segundo tempo. A equipe da Zona Leste não se abalou e respondeu rápido. Dois minutos depois, aos 15, Da Silva mandou de fora da área pra igualar o marcador. E James, aos 24, de cabeça, virou para a equipe verde e branca, que ainda segurou a tímida pressão do Alvirrubro nos minutos finais, com um atleta a menos – Wellington Saci foi expulso, aos 48 – para garantir a taça da Primeira Divisão da Liga Joinvilense de Futebol.
A Primeirona é o principal campeonato da Liga Joinvilense de Futebol. Neste ano, os rebaixados foram Itinga e Estrela do Sul. Já Sercos e Serbi, finalistas da Segundona, garantiram o acesso à Primeira Divisão para 2022.
Texto: Thiago Borges