Campeão de tudo em 2017, o JEC Futsal está pleiteando a participação direta na Taça Libertadores da América. Nos próximos dias, a Conmebol deve oficializar a liberação de uma nova vaga para o Brasil. Desta forma, a participação do Tricolor – Campeão da Liga Nacional e da Taça Brasil – seria confirmada antecipadamente, sem a necessidade da disputa da Supercopa.
No ano passado, em ação inédita, a CBFS aumentou o número de participantes Supercopa de Futsal. Antes, havia apenas um duelo entre o campeão da Liga contra o vencedor da Taça Brasil. Desta forma, o JEC Futsal já estaria classificado. Em 2018, porém, o Tricolor terá que competir contra o Atlântico-RS (vice-campeão da Taça Brasil), o Horizonte-Ce (campeão da Copa do Brasil) e o Sorocaba-SP, sediante do torneio no mês de março.
A partir de agora toda a definição será política. Os dirigentes do Joinville seguem pressionando a entidade nacional e aguardam a indicação da vaga nos próximos dias.
Como será?
A Libertadores da América acontecerá em Carlos Barbosa/RS, com a participação de 12 equipes, entre os dias 22 e 29 de abril. Dez times já estão confirmadas: Sportivo Bocca (Equador), Panta Walon (Peru) CRE (Bolívia), Boca Juniors (Argentina) Cerro Porteño (Paraguai), Nacional (Uruguai), Caracas (Venezuela), Leones de Nariño (Colômbia), Carlos Barbosa (Brasil) e Colo Colo (Chile). Seguindo a tendência, as outras duas vagas serão reservadas à equipes brasileiras.
Texto: Gabriel Fronzi
Foto: JEC.com.br