Enquanto o mundo vive o clima dos Jogos Olímpicos, dois representantes de Joinville estão na expectativa para embarcar rumo à Tóquio, para as Paralimpíadas. O paratleta Edenilson Roberto Floriani, do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE), e o técnico de tênis de mesa Celso Toshimi foram recebidos nesta segunda-feira (26), pelo prefeito Adriano Silva e pela vice Rejane Gambin.
Acompanharam a visita o secretário de Esportes, André Mattos, servidores da Secretaria de Esportes (Sesporte), o presidente do CEPE, Sérgio Celestino, e demais representantes da entidade.
Edenilson vai disputar as provas de lançamento de dardo e arremesso de peso. Esta será a estreia do joinvilense em uma Paralimpíada. Com mais experiência, Toshimi vai integrar a equipe técnica brasileira de tênis de mesa. Esta é a quarta vez que ele é convocado, a primeira foi para Atenas, em 2004.
– O Brasil é um país que vibra com o esporte! O fato de vocês terem sido convocados e estarem lá já merecem nosso respeito – afirmou o prefeito Adriano Silva ao citar que o objetivo é que o trabalho desenvolvido pela Sesporte traga referência para crianças e adolescentes que podem se tornar atletas.
Além de Toshimi, atletas também representaram Joinville nas últimas edições dos Jogos. Há 16 anos, o paradesporto joinvilense tem atletas convocados. Nas últimas três edições, a atleta Sheila Finder também disputou os jogos em Pequim, Londres e Rio de Janeiro.
Os Jogos Paralímpicos 2020, adiado por conta da pandemia, vão ser disputados de 24 de agosto a 5 de setembro, em Tóquio, no Japão.
Edição: Thiago Borges