Connect with us

Últimas Notícias

Joinville tem 19 representantes indicados ao Troféu Gustavo Kuerten 2019

Gabriella Giraldi, campeã mundial de patinação artística, é uma das favoritas a vencer sua categoria (Foto: Divulgação)

Como de costume, o esporte olímpico e paralímpico de Joinville aparecem com destaque na lista dos indicados ao Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, principal premiação do esporte catarinense. A cidade emplacou 19 representantes em 11 das 15 categorias que serão premiadas em evento no dia 2 de dezembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Revelações do esporte de base de Joinville concorrem ao prêmio de melhor atleta. Destaque para Gabriella Pereira Giraldi, 18 anos, campeã mundial júnior de patinação artística em julho, na Espanha. O feito foi inédito não só para a atleta, mas também para o Brasil. Nunca antes uma brasileira havia chego ao topo do mundo na modalidade.

Nesta categoria, a cidade tem ainda os nomes de Pedro Boscardin Dias (16 anos), tenista que disputa o circuito mundial juvenil – até 18 anos, e Felipe Vezaro, do basquete.

Na categoria Atleta Revelação os representantes joinvilenses são Joanna Rossi, 13 anos, da natação, e Letícia Kato, também de 13 anos, do karatê. A primeira se destacou na temporada por títulos e quebra de recordes em Sul-Brasileiro, Olesc e Campeonato Estadual. Além disso, Joanna lidera até o momento o ranking nacional 2019 na prova de 100m livre – categoria Infantil 1, com o tempo de 1’00”36 (piscina 50m).

Já a Letícia, carinhosamente apelidada de “Princesinha dos Tatames”, desde o ano passado tem se destacado em competições importantes, mas nesta temporada está dominante. É a atual campeã pan-americana, sul-americana e brasileira. Pelos feitos, inclusive, foi indicada pelo Conselho Estadual de Desporto (CED) e já tem vaga assegurada na final.

Nas categorias paradesportivas, destaque para as indicações de Jeferson Cardoso (foto) e do Edenilson Floriani ao prêmio de melhor atleta. Jeferson, atleta de Futebol 7 PC (para atletas com sequelas de Paralisia Cerebral, AVC e TCE), conquistou com a seleção brasileira da modalidade três medalhas internacionais no ano. Em um intervalo de 10 meses, foi campeão da Copa América e dos Jogos Parapanamericanos, e 3º colocado na Copa do Mundo.

Aos 29 anos, Edenilson recentemente bateu o recorde mundial no lançamento de dardo classe F42 (para atletas com deficiência nos membros inferiores) ao atingir a marca de 56,56m, além de ter sido medalhista em várias etapas do Circuito Nacional de Atletismo.

  • COMO FUNCIONA

Em cada categoria serão selecionados cinco atletas para a avaliação final da Curadoria do Troféu Gustavo Kuerten. Dois foram previamente indicados pelo Conselho Estadual de Desporto (CED) e outros três serão escolhidos em votação popular pela internet, aberta oficialmente ontem (5) e que se estenderá até o próximo dia 21.

O sistema de votação é simples. No site do prêmio é preciso acessar o link de votação, indicar um e-mail e votar. É permitido apenas um voto por categoria e uma votação pra cada endereço de e-mail.

Na edição do ano passado, o tenista Pedro Boscardin foi eleito O Melhor Atleta e o árbitro joinvilense de basquete em cadeiras de rodas Marcelo da Silva Schluter ganhou o prêmio de Melhor Árbitro do Paradesporto.

  • CONHEÇA OS INDICADOS DE JOINVILLE:

O Melhor Atleta

Felipe Vezaro – Basquete
Pedro Boscardin Dias – Tênis

A Melhor Atleta

Gabriella Pereira Giraldi – Patinação Artística

O Melhor Atleta Paradesportivo

Edenilson Roberto Floriani – Atletismo
Jeferson Mirando Cardoso – Futebol 7 PC

A Melhor Atleta Paradesportiva

Dorilda Sestrem – Atletismo

O (A) Atleta Revelação

Joanna Beatriz Rossi – Natação
Letícia de Almeida Redondo Kato – Karatê (finalista)

O (A) Melhor Técnico

Ricardo Gebauer de Carvalho – Natação
Vanessa Hagemann – Ginástica Rítmica

O (A) Melhor Técnico Paradesporto

Eliandro Braz Lúcio – Atletismo

O (A) Melhor Árbitro (a)

Clayton Roberto Pereira – Karatê
João Rafael Martins dos Santos – Padel
Charly Wendy Straubb Deretti – Futebol

A Melhor Equipe Esportiva

Associação de Ginástica Rítmica Desportiva de Joinville – Infantil

A Melhor Equipe Paradesportiva

CEPE/Raposas do Sul – Basquete em Cadeira de Rodas

A Melhor Entidade Paradesportiva

CEPE – Centro Esportivo para Pessoas Especiais
Secretaria de Esportes de Joinville
APJ – Associação Paralímpica de Joinville

  • PREMIADOS

O campeão de cada categoria é eleito pela Curadoria do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte formada por representantes da SOL, da Fesporte, do CED, do TJD/SC, do Conselho Regional de Educação Física (Cref), da Associação dos Cronistas Esportivos (Acesc), do Instituto Guga Kuerten e da Associação das Federações Esportivas do Estado de Santa Catarina (Afesc).

Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Últimas Notícias