A ginasta Isabella Henao, de 18 anos, conquistou nesta quinta-feira (16) o primeiro lugar no aparelho arco, nos Jogos Bolivarianos. A competição começou no dia 11 e vai até 25 de novembro, em Santa Marta, na Colômbia.
Isabella é colombiana, mas treina há 5 anos em Joinville. Inclusive, a ginasta competiu no JASC deste ano, em Lages, ajudando a deleção joinvilense a ser vice-campeã. Porém, a nacionalidade de origem a credencia a participar dos Jogos que envolve países da América Central e do Sul.
Para chegar ao Bolivarianos, Isabella encarou uma seletiva. E as participações no Campeonato Nacional Colombiano, Sul-Americano e Pan-Americano – os últimos dois junto com a Mariany Miyamoto – sustentaram sua convocação para a competição.
Isabella conquistou o ouro com a nota 13.3, e coroa um trabalho feito na maior cidade do estado, pela atleta e sua técnica, Vanessa Hagemmann.
A 18ª edição dos Jogos Bolivarianos envolve 11 países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana e Venezuela.
- Tem mais
Além da medalha dourada, Isabella ainda tem chance de premiação nos aparelhos maças e fita, que começaram a ser disputados hoje. Na prova com a bola, por pouco a ginasta não conseguiu pódio – ficou em 4º lugar, com 11.7 pontos. A terceira colocada, Javiera Sanhueza, do Chile, recebeu a nota 11.95.
Texto: Thiago Borges
Foto: Divulgação/Jogos Bolivarianos