Em busca do octacampeonato, os atletas de Joinville viajam a partir da manhã desta quinta-feira (18) para a disputa dos 32º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que acontecem em Rio do Sul, entre os dias 19 e 27 de julho. A delegação da Manchester Catarinense é composta de 309 pessoas, entre técnicos, atletas, dirigentes, motoristas e pessoas de apoio vinculados à Secretaria de Esporte de Joinville (Sesporte).
As modalidades que estarão em disputa são: atletismo (m/f), basquete (m/f), ciclismo (m), futebol (m/f), futsal (m/f), ginástica rítmica, handebol (m/f), judô (m/f), karatê (m/f), taekwondo (m/f), tênis (m), tênis de mesa (m/f), voleibol (m/f), vôlei de praia (f) e xadrez (m/f).
As competições de ginástica artística e natação foram realizadas nos dias 6 e 7 de julho, e Joinville já garantiu o primeiro primeiro passo para o octacampeonato com a natação masculina, que sagrou-se campeã geral. As provas aquáticas aconteceram no complexo da Unisul, em Palhoça, porque a cidade-sede dos Joguinhos deste ano não tem estrutura para receber a modalidade. Com o resultado, a equipe masculina garantiu o tetracampeonato da competição. A equipe feminina alcançou a terceira colocação.
Na ginástica artística, disputada em Blumenau, os atletas de Joinville conquistaram o quinto lugar nos naipes masculino e feminino.
A hegemonia de Joinville nos Joguinhos se estende por sete anos consecutivos. O título de heptacampeã foi conquistado no ano passado, na cidade de Curitibanos, onde foi realizada a 31ª edição do campeonato, entre os dias de 16 a 28 de julho. Nas primeiras colocações do quadro geral de pontuação deste o início, a cidade disputou ponto a ponto com Blumenau o título geral da competição.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são realizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as prefeituras das cidades sedes das etapas regionais e estaduais.
Edição: Thiago Borges