O dia foi agitado nos bastidores da bola laranja. Isso porque nas primeiras horas da tarde, o repórter Lucas Rocha, da Jovem Pan de Bauru, publicou no Twitter que o Basquete Joinville havia vendido a sua franquia do NBB para o Rio Claro (SP). Só que a informação não passa de um boato. Sequer houve contato entre as partes. Em contrapartida, o clube recebeu uma proposta tentadora do São Paulo e a negociação está muito encaminhada.
– Comprometido em esclarecer a situação, o Esporte Joinville foi atrás dos fatos e destaca o que é verdade e o que é mentira sobre a venda da franquia:
FAKE – A venda da franquia do NBB para o Rio Claro, conforme propagado nas redes sociais, não existiu. Até porque não houve negociação entre os clubes. É fato que o time paulista tem grande interesse em disputar a próxima edição do Novo Basquete Brasil, mas não tem vaga. Adquirindo a franquia forçaria a entrada na competição.
VERDADE – O São Paulo, sim, fez proposta para comprar a franquia do Basquete Joinville e os valores já foram aprovados. Agora, a comercialização precisa ser aprovava pelo Conselho Administrativo da Liga Nacional de Basquete para ser concretizada. A reunião ocorre no próximo dia 13, horas antes da Assembléia que estipulará as diretrizes do NBB 12. O tricolor paulista está garantido na temporada 2019/2010 do campeonato, mas com a aquisição terá vaga assegurada nas próximas edições.
Texto: Thiago Borges
Pingback: Agora é oficial: Basquete Joinville vende a franquia e está fora do NBB 19/20 - Esporte Joinville