A conquista do troféu de primeiro lugar na natação e no basquete masculino foi o grande destaque de Joinville nos Jogos Abertos de Santa Catarina encerrados no final de semana, em Caçador. No total, Joinville conquistou 79 medalhas, sendo 26 de ouro, 20 de prata e 33 de bronze.
Na classificação geral, terminou em 6º lugar com 92 pontos, abaixo de Blumenau (247), Itajaí (207), Chapecó (158), São José (113) e Florianópolis (102).
Segundo o secretário de esporte de Joinville, Amarildo João, a proposta de trabalho está focada nos Joguinhos Abertos, na Olesc (Olimpíadas Escolares) e no PID – Programa de Iniciação desportiva.
– Estaremos sempre lutando para chegar em primeiro lugar, num passo a passo dentro desta política de formação dos atletas desde as bases, nunca com a contratação de atletas formados em outros centros – explicou.
Um dos melhores resultados este ano foi o primeiro lugar na natação feminina no início dos Jasc, quando as disputas foram realizadas em Florianópolis pelo fato de Caçador não ter estrutura para receber a modalidade. Joinville conquistou 11 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. Os destaques foram as nadadoras Carolina Bergamaschi e Amanda Schmacher Oliveira nos nados de peito e borboleta.
Outro resultado de destaque no fechamento dos Jasc foi a medalha de ouro no basquete masculino, domingo, ao vencer a final contra São José pelo placar de 95 a 62.
Na ginástica rítmica o destaque geral dos Jasc foi a atleta joinvilense Maryane Myamoto, eleita e melhor atleta da competição e premiada com o troféu Radialista Rodolfo Sestrem.
Outra boa conquista foi o segundo lugar no atletismo feminino, com Simone Ponte Ferraz, que bateu o recorde nos 3 mil metros com obstáculo e venceu os 1.500 metros rasos; Bruna Maria Cestrem, ouro nos 400 metros com barreira; Ana Lays Bayer, vencendo o lançamento de martelo; Letícia Oro, campeã no salto triplo e salto à distância; e Natalia Muchalowski Jonk, primeiro lugar no salto com vara.
No jiu jitsu, modalidade que estreou de forma experimental este ano, Joinville obteve dois destaques nos pesos pluma e pena com Estêvão dos Santos e Wesley Parick Possamai.
Edição: Thiago Borges
Foto da Capa: Alessandro Koizumi